Uma parte do todo chamada influência vital

Um dos passos mais importantes para uma nova forma de gestão está diretamente ligado a sua influência na vida de seus liderados e pares. As ações e atitudes causam impactos positivos ou negativos e se propagam em uma corrente que vai muito além do ambiente profissional.

Precisamos ter a capacidade de potencializar aspectos positivos e amenizar os pontos que precisam ser melhorados em profissionais pelos quais somos responsáveis pela formação e desenvolvimento.

Fica cada vez mais comum em nossa sociedade, métodos de ”motivação” baseados em pressão por busca de resultados imediatos e próximos a perfeição na ótica de quem demanda, mas que em determinadas situações passa claramente do limite aceitável. Tais ações provocam reações e podem ser facilmente relacionadas ao resultado e desempenho.

Você já parou para pensar no impacto de certas atitudes na vida de uma pessoa exposta de forma negativa através da pressão desmedida? Você já ouviu falar da corrente do bem, certamente. Pois bem, estas atitudes resultam exatamente no inverso. Imagine um profissional que passou por uma experiência negativa em uma sexta-feira qualquer, onde seu líder literalmente condenou seu final de semana, lembrando que, por mais que tentemos, nem sempre é possível separar a vida profissional da vida pessoal e os problemas muitas vezes se fundem e não são facilmente isolados.

O efeito colateral certamente resultará em uma retomada profissional na semana seguinte com carga negativa e baixa produtividade. Sem contar que, caso seja recorrente no ambiente de trabalho, o acúmulo ao longo de inúmeras outras semanas impactará não só no desempenho, mas na qualidade de vida dentro do mundo corporativo e certamente fora dele, colaborando para uma sociedade cada vez mais individualista e sem expectativa de melhoria coletiva.

A consequência pode ser drástica e levar a um ciclo nocivo em relacionamentos, extinguindo a possibilidade de garantir a formação de profissionais apaixonados e motivados por seus trabalhos, além de colocar em xeque a crença em um mundo melhor.

Emerson Silveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s